O judeus não serão salvos pela Fé?
3 participantes
Página 1 de 1
O judeus não serão salvos pela Fé?
O Evangelho de Jesus nos segundo Paulo nos diz:
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:4-11
Ora, se o Evangelho de Cristo está aberto para salvação de todos os povos, como poderíamos aceitar a doutrina de que o Judeus serão salvos pela revelação da Vinda de Cristo? Se não é pela fé que os homens poderão ser salvos, então não seria uma injustiça com outros povos que poderiam crer na pessoa de Jesus mediante a Sua manifestação em glória por ocasião da Sua vinda onde todo o olho o verá?
Estamos abrindo este tópico para discutirmos as questões acerca dos judeus em relação ao Evangelho. Também, se haverá um tempo (grande tribulação ???) onde a pregação do Evangelho seria somente pelo povo de Israel. Participe e deixe sua opinião.
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:4-11
Ora, se o Evangelho de Cristo está aberto para salvação de todos os povos, como poderíamos aceitar a doutrina de que o Judeus serão salvos pela revelação da Vinda de Cristo? Se não é pela fé que os homens poderão ser salvos, então não seria uma injustiça com outros povos que poderiam crer na pessoa de Jesus mediante a Sua manifestação em glória por ocasião da Sua vinda onde todo o olho o verá?
Estamos abrindo este tópico para discutirmos as questões acerca dos judeus em relação ao Evangelho. Também, se haverá um tempo (grande tribulação ???) onde a pregação do Evangelho seria somente pelo povo de Israel. Participe e deixe sua opinião.
rasabino- Mensagens : 215
Re: O judeus não serão salvos pela Fé?
Achei isso aqui na net
OS JUDEUS SÃO UM POVO ESCOLHIDO E MESMO TENDO REJEITADO O MESSIAS, DEUS NÃO OS REJEITOU POR CAUSA DA ALIANÇA ABRAAMICA...
Sim! Não só serão salvos no futuro, como também podem sê-lo no presente. Entretanto esta última situação tem sido mais difícil devido o endurecimento natural que existe por sua incredulidade. Devemos entender que Deus tem um relacionamento especial com este povo (assim como tem com a sua Igreja que é diferente de Israel), pois por Sua misericórdia o elegeu e separou dentre todos os povos para ser o Seu povo. Esta é a tônica do livro de Gênesis e a proposição da promessa abraâmica (Gn 12:1-3). A promessa de Deus à Abraão possui um aspecto territorial e étnico (nação – Gn 12:2) e foi estabelecida de forma incondicional e eterna (Gn 17:7-8 ), sendo confirmada aos seus herdeiros Isaque (Gn 26:3,4), Jacó (Gn 28:13,14) e ampliada à Davi (1º Sm 7:12-16). Portanto o Senhor tem um compromisso de fidelidade para com este povo. Contudo o povo rebelou-se contra o Senhor (cf. Jr 8:4-8 ) e foi, por isso, exilado. Mas, antes de cumprir o Seu juízo, o Senhor trouxe uma esperança sobre um “remanescente” (cf. Is 4:2-6; 6:13) e uma “nova aliança” (cf. Jr 31:33-34), na qual afirma: “todos me conhecerão”. De fato, o Messias, o Senhor Jesus Cristo, veio e os judeus não o reconheceram (cf. Jo 1:11). Paulo afirmou esta mesma verdade na sua epístola aos Romanos (cf. Rm 10:16-21). Em virtude da rejeição de Jesus como Messias, pensa-se que os judeus foram rejeitados, ou seja, perderam a oportunidade de serem salvos. Se esta for uma concepção correta, o que dizer das promessas de caráter eterno de que eles são povo e nação exclusiva de Deus? (Lembre-se de que Israel não é a mesma coisa que Igreja!). Paulo explica esta situação no capítulo onze de Romanos. Observe os seguintes versos: “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu” (v. 2a); “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (v. 5). Paulo argumenta ainda que a rejeição deles pelo Messias trouxe-nos um grande benefício, visto que fomos alcançados pela graça, apesar desta verdade já estar incluído na promessa abraâmica. Observe o que diz o verso 11: “Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes”. Este endurecimento, ou seja a rejeição de Israel em reconhecer Jesus como Messias, não é final, mas até ao momento quando completar “a plenitude dos gentios” (cf. Rm 11:25). Neste momento, o Senhor retornará a sua lida com o Seu povo segundo a declaração do apóstolo (Rm 11:26-29): “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas; porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. Este é um assunto por demais extenso, mas espero ter sido claro e sintético na exposição.
OS JUDEUS SÃO UM POVO ESCOLHIDO E MESMO TENDO REJEITADO O MESSIAS, DEUS NÃO OS REJEITOU POR CAUSA DA ALIANÇA ABRAAMICA...
Sim! Não só serão salvos no futuro, como também podem sê-lo no presente. Entretanto esta última situação tem sido mais difícil devido o endurecimento natural que existe por sua incredulidade. Devemos entender que Deus tem um relacionamento especial com este povo (assim como tem com a sua Igreja que é diferente de Israel), pois por Sua misericórdia o elegeu e separou dentre todos os povos para ser o Seu povo. Esta é a tônica do livro de Gênesis e a proposição da promessa abraâmica (Gn 12:1-3). A promessa de Deus à Abraão possui um aspecto territorial e étnico (nação – Gn 12:2) e foi estabelecida de forma incondicional e eterna (Gn 17:7-8 ), sendo confirmada aos seus herdeiros Isaque (Gn 26:3,4), Jacó (Gn 28:13,14) e ampliada à Davi (1º Sm 7:12-16). Portanto o Senhor tem um compromisso de fidelidade para com este povo. Contudo o povo rebelou-se contra o Senhor (cf. Jr 8:4-8 ) e foi, por isso, exilado. Mas, antes de cumprir o Seu juízo, o Senhor trouxe uma esperança sobre um “remanescente” (cf. Is 4:2-6; 6:13) e uma “nova aliança” (cf. Jr 31:33-34), na qual afirma: “todos me conhecerão”. De fato, o Messias, o Senhor Jesus Cristo, veio e os judeus não o reconheceram (cf. Jo 1:11). Paulo afirmou esta mesma verdade na sua epístola aos Romanos (cf. Rm 10:16-21). Em virtude da rejeição de Jesus como Messias, pensa-se que os judeus foram rejeitados, ou seja, perderam a oportunidade de serem salvos. Se esta for uma concepção correta, o que dizer das promessas de caráter eterno de que eles são povo e nação exclusiva de Deus? (Lembre-se de que Israel não é a mesma coisa que Igreja!). Paulo explica esta situação no capítulo onze de Romanos. Observe os seguintes versos: “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu” (v. 2a); “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (v. 5). Paulo argumenta ainda que a rejeição deles pelo Messias trouxe-nos um grande benefício, visto que fomos alcançados pela graça, apesar desta verdade já estar incluído na promessa abraâmica. Observe o que diz o verso 11: “Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes”. Este endurecimento, ou seja a rejeição de Israel em reconhecer Jesus como Messias, não é final, mas até ao momento quando completar “a plenitude dos gentios” (cf. Rm 11:25). Neste momento, o Senhor retornará a sua lida com o Seu povo segundo a declaração do apóstolo (Rm 11:26-29): “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas; porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. Este é um assunto por demais extenso, mas espero ter sido claro e sintético na exposição.
Eu creio que não há acepção de pessoas e todo o que crê será salvo. Se não for por meio da fé, não há justificação, porque o mérito é de Cristo e não nosso.
Se a Graça é atemporal, se desde sempre houveram homens fora da linhagem de Israel que se relacionaram com Deus sob a Ordem de Melquisedeque e a Lei foi um parêntese dentro do tempo, sendo que a ninguém aperfeiçoou, não há outra coisa a fazer, senão reconhecer a Mediação de Cristo.
Se a Graça é atemporal, se desde sempre houveram homens fora da linhagem de Israel que se relacionaram com Deus sob a Ordem de Melquisedeque e a Lei foi um parêntese dentro do tempo, sendo que a ninguém aperfeiçoou, não há outra coisa a fazer, senão reconhecer a Mediação de Cristo.
Achei isso aqui na net
A palavra "aliança" no Hebraico é Berith, "cortar onde flui o sangue", indicando um pacto mútuo, feito em base de igualdade, uma troca, algo que Deus me dá e eu tenho que dar para Deus o mesmo. Já a mesma palavra no Grego Diatheke, tem outro significado: "desigual", ou seja, dar sem receber. Deus me dá tudo que preciso não exigindo nada em troca, por isso se diz que a aliança no sangue de Cristo é superior a qualquer aliança do AT.
Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. Salmos 89:3-4
Esta "semente" é a mesma estabelecida em:
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
Assim qualquer aliança feita entre Deus e outra pessoa que não seja Cristo, está fadada a não permanecer devido a questão da troca, ou a quebra:
Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Vivo eu, que o meu juramento, que desprezou, e a minha aliança, que quebrou, isto farei recair sobre a sua cabeça. Ezequiel 17:19[
Se os judeus não se converterem a aliança feita entre Deus e Cristo, eles terão que dar conta das alianças antigas onde existe a questão da mutualidade! Quando foi que eles se mantiveram fiéis as alianças? Leiam o capítulo 16 de Ezequiel e me digam: É possível Deus cumprir alguma aliança com Israel?
Sim! Não só serão salvos no futuro, como também podem sê-lo no presente. Entretanto esta última situação tem sido mais difícil devido o endurecimento natural que existe por sua incredulidade.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12
Se não for pela Fé (e não por vistas) não há salvação! Nenhuma aliança do AT pode salvar, pois uma das partes não pode permanecer fiel: o homem!
Devemos entender que Deus tem um relacionamento especial com este povo (assim como tem com a sua Igreja que é diferente de Israel), pois por Sua misericórdia o elegeu e separou dentre todos os povos para ser o Seu povo.
Discordo! Deus nunca elegeu nem separou um povo no AT, nem por misericórdia!
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. Gálatas 3:6-8
"os que são da fé são filhos de Abraão". Qualquer pessoa que é da "fé" é descendente de Abraão e tem acesso as mesmas promessas que foram feitas a ele. Seja ele judeu (Israel), moabita (Rute) ou cananeu (Raabe).
Esta é a tônica do livro de Gênesis e a proposição da promessa abraâmica (Gn 12:1-3). A promessa de Deus à Abraão possui um aspecto territorial e étnico (nação – Gn 12:2) e foi estabelecida de forma incondicional e eterna (Gn 17:7-8 ), sendo confirmada aos seus herdeiros Isaque (Gn 26:3,4), Jacó (Gn 28:13,14) e ampliada à Davi (1º Sm 7:12-16). Portanto o Senhor tem um compromisso de fidelidade para com este povo. Contudo o povo rebelou-se contra o Senhor (cf. Jr 8:4-8 ) e foi, por isso, exilado. Mas, antes de cumprir o Seu juízo, o Senhor trouxe uma esperança sobre um “remanescente” (cf. Is 4:2-6; 6:13) e uma “nova aliança” (cf. Jr 31:33-34), na qual afirma: “todos me conhecerão”.
De fato Deus é fiel em cumprir com seu "lado" do acordo (aliança). Mas isto só é possível se houver também a fidelidade da outra parte:
E entregarei os homens que transgrediram a minha aliança, que não cumpriram as palavras da aliança que fizeram diante de mim, com o bezerro, que dividiram em duas partes, e passaram pelo meio das suas porções. Jeremias 34:18
Acerca da terra prometida a Abraão ouçam:
Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la? E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: a tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; e o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, E o heteu, e o perizeu, e os refains, E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu. Gênesis 15:7-21
Agora pensem: Por que Israel nunca teve PAZ permanente (ininterrupta) em suas terras? Porque não conseguem manter a aliança e nunca vão conseguir! As promessa de PAZ entre Israel e o resto das nações só será possível quando eles cumprirem todos os requisitos da aliança!
fato, o Messias, o Senhor Jesus Cristo, veio e os judeus não o reconheceram (cf. Jo 1:11). Paulo afirmou esta mesma verdade na sua epístola aos Romanos (cf. Rm 10:16-21). Em virtude da rejeição de Jesus como Messias, pensa-se que os judeus foram rejeitados, ou seja, perderam a oportunidade de serem salvos. Se esta for uma concepção correta, o que dizer das promessas de caráter eterno de que eles são povo e nação exclusiva de Deus? (Lembre-se de que Israel não é a mesma coisa que Igreja!). Paulo explica esta situação no capítulo onze de Romanos. Observe os seguintes versos: “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu” (v. 2a); “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (v. 5). Paulo argumenta ainda que a rejeição deles pelo Messias trouxe-nos um grande benefício, visto que fomos alcançados pela graça, apesar desta verdade já estar incluído na promessa abraâmica. Observe o que diz o verso 11: “Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes”. Este endurecimento, ou seja a rejeição de Israel em reconhecer Jesus como Messias, não é final, mas até ao momento quando completar “a plenitude dos gentios” (cf. Rm 11:25). Neste momento, o Senhor retornará a sua lida com o Seu povo segundo a declaração do apóstolo (Rm 11:26-29): “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas; porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. Este é um assunto por demais extenso, mas espero ter sido claro e sintético na exposição.
De fato é: "Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados". Somente em Jesus é possível qualquer aliança do AT, pois Ele é o único que permanece fiel por nós ao Pai.
Porém, como a aliança de Cristo é feita sem mutualidade, ou seja, é imparcial, todos os judeus tem acesso a salvação pela Fé em Jesus. Do contrário, ficam como diz o texto de Paulo:
“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça”.
Assim como nem todos os gentios virão a crer em Jesus, nem todos os judeus O crerão, restando assim um remanescente em cada um destes dois povos para o tempo da vinda do Senhor em Glória!
rasabino- Mensagens : 215
Perfeito. Por isso o pacto eterno, que permanece de eternidade à eternidade, foi feito antes da fundação do mundo, de Deus para Deus. Nele não há mudança, nem variação. Entre os homens não há um justo sequer para se manter fiel.
A Lei nunca foi promulgada para dar vida segundo Gálatas 3 :21
Pois se a vida fosse alcançada pela Lei a justiça não seria pela Fé mas pela Lei...
Logo a Lei não foi feita para aperfeiçoar mas unicamente para orientar a conduta de quem já foi Justificado pela Fé....
Pois estes não vivi pecando deliberadamente pois para este estado de conduta não resta sacrificios segundo hebreus 10 :26...
Logo tanto Judeus quanto gentios são salvos pela fé em Cristo Jesus tanto no passado quando no presente e futuro..
Deus abençoe a todos !
Pois se a vida fosse alcançada pela Lei a justiça não seria pela Fé mas pela Lei...
Logo a Lei não foi feita para aperfeiçoar mas unicamente para orientar a conduta de quem já foi Justificado pela Fé....
Pois estes não vivi pecando deliberadamente pois para este estado de conduta não resta sacrificios segundo hebreus 10 :26...
Logo tanto Judeus quanto gentios são salvos pela fé em Cristo Jesus tanto no passado quando no presente e futuro..
Deus abençoe a todos !
Gilson Paiva- Mensagens : 31
A Lei foi feita para os judeus. Os mesmos que rejeitaram Jesus. De que fé você está falando?
Jardim Regado escreveu:A Lei foi feita para os judeus. Os mesmos que rejeitaram Jesus. De que fé você está falando?
Por isso fracassaram pois pensava que a vida e a justiça seria procedentes da Lei ou que a Lei foi dada para isso..
Não é Bíblico a Ideia de que os Judeus são salvos pela Lei e os Gentios pela Fé...
Veja querida :
Romanos 9 : 31 Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei. 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço;
Tanto Judeus quanto gentios são justificados pela Fé....
Se a vida fosse pela Lei logo a Justiça não seria pela Fé mas pela Lei e isso podemos ler em Gálatas 3:21 :
Gálatas 3 :21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
Não tem jeito...
O único caminho de Justiça e a fé em Cristo...!
É isso o que estou dizendo, apenas alguns tiveram fé. A maioria do povo judeu rejeitou ao único que pode salvar, mesmo tendo a lei.
Desde que o mundo é mundo, houveram homens que se relacionaram com Deus, estes são da Ordem de Melquisedeque, que mesmo sem lei gravada em pedra, a tem inscrita no coração. Alguns sequer são judeus e estão na galeria dos heróis da fé.
Pra qualquer homem, a Justiça de Deus é Cristo. Rejeitando a Cristo, não há para este ressurreição.
Desde que o mundo é mundo, houveram homens que se relacionaram com Deus, estes são da Ordem de Melquisedeque, que mesmo sem lei gravada em pedra, a tem inscrita no coração. Alguns sequer são judeus e estão na galeria dos heróis da fé.
Pra qualquer homem, a Justiça de Deus é Cristo. Rejeitando a Cristo, não há para este ressurreição.
Jardim Regado escreveu:É isso o que estou dizendo, apenas alguns tiveram fé. A maioria do povo judeu rejeitou ao único que pode salvar, mesmo tendo a lei.
A salvação nunca é pela Lei....
Por isso terminei meu ultimo post dizendo que o Único caminho justo e pela Fé em Cristo....
Você completou com teu Post..
Deus seja louvado por esta conclusão..!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Jan 20, 2015 1:28 pm por Jardim Regado
» Para que são os "sinais"?
Seg Out 27, 2014 8:03 pm por Jardim Regado
» Fórum - Transformando "igrejados" em "desigrejados"
Seg Jul 28, 2014 5:29 pm por rasabino
» O Evangelho Vive #25