O Evangelho Vive
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Palavras-chaves

Últimos assuntos
» POR QUE AS PESSOAS ABANDONAM A “IGREJA”
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptyTer Jan 20, 2015 1:28 pm por Jardim Regado

» Para que são os "sinais"?
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptySeg Out 27, 2014 8:03 pm por Jardim Regado

» Fórum - Transformando "igrejados" em "desigrejados"
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptySeg Jul 28, 2014 5:29 pm por rasabino

» O Evangelho Vive #25
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptyQua Jun 11, 2014 5:00 pm por Jardim Regado

» Desabafo 3
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptySex maio 16, 2014 7:48 pm por rasabino

» Desabafo 2
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptySex maio 16, 2014 7:47 pm por rasabino

» Desabafo 1
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptySex maio 16, 2014 7:46 pm por rasabino

» O Evangelho Vive #24
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptyTer Abr 22, 2014 9:10 pm por rasabino

» O Evangelho Vive #23
Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? EmptyTer Abr 22, 2014 4:41 pm por rasabino

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

3 participantes

Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por Gilson Paiva Seg Nov 18, 2013 5:54 am


Irmãos , estas questões são importantes para que cheguemos a um conclusão necessária para os assuntos e isso combater o relativismo desnecessário ou o absolutismo desnecessário dos assuntos....

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Se a verdade é absoluta para cada assunto , qual seria o método seguro para comprovar esta verdade ?

Se a verdade é relativa em todos os assuntos , existiria proposições falsas ?

Gilson Paiva

Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por rasabino Seg Nov 18, 2013 9:41 am

Gilson Paiva escreveu:
Irmãos , estas questões são importantes para que cheguemos a um conclusão necessária para  os assuntos e isso  combater o relativismo desnecessário ou o absolutismo desnecessário dos assuntos....

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Se a verdade é absoluta para cada assunto , qual seria o método seguro para comprovar esta verdade ?

Se a verdade é relativa em todos os assuntos , existiria proposições falsas ?
Graça e Paz a todos!

Me lembro de ter ouvido Pilatos fazer esta pergunta a Jesus:

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:37-38


A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119:142

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

E Jesus é quem nos pode responder a esta questão:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

A verdade sempre foi, e e será ABSOLUTA, porque JESUS é ABSOLUTO!

Já a interpretação que fazemos de Jesus, a leitura que fazemos acerca da Sua mente é relativa!
rasabino
rasabino

Mensagens : 215
Data de inscrição : 18/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por Gilson Paiva Seg Nov 18, 2013 8:17 pm

Querido , leia novamente as perguntas e perceba que as verdades que me refiro são as conclusões verdadeiras que se pode inferir dos assuntos .....
Falo dos assuntos que podem ser absolutamente verdadeiros ou relativamente verdadeiros....
Não estou falando do assunto da verdade mas a verdade de cada assunto ....
Falo da verdade como regra de validade dos assuntos ...
Falo de Métodos para comprovação de assuntos verdadeiros...
Pois eu já sei todas as coisas e pessoas que são chamados de verdade segundo os textos que citou...
Estas perguntas são filosóficas e por isso postei nesta categoria de assuntos gerais..
Por esta razão as minhas perguntas ainda não foram respondidas mas espero que tenha entendido...
Deus te abençoe querido !



Gilson Paiva

Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por rasabino Ter Nov 19, 2013 4:15 am

Gilson Paiva escreveu:Querido , leia novamente as perguntas e perceba que as verdades que me refiro são as conclusões verdadeiras   que se pode inferir dos assuntos .....
Falo dos assuntos que podem ser absolutamente verdadeiros ou relativamente verdadeiros....
Não estou falando do assunto da verdade mas a verdade de cada assunto ....
Falo da verdade como regra de validade dos assuntos ...
Falo de Métodos para comprovação de assuntos verdadeiros...
Pois eu já sei todas as coisas e pessoas que são chamados de verdade segundo os textos que citou...
Estas perguntas são filosóficas e por isso postei nesta categoria de assuntos gerais..
Por esta razão as minhas perguntas ainda não foram respondidas mas espero que tenha entendido...
Deus te abençoe querido !
Eu entendi a proposta do tópico, já estamos familiarizados com esta questão.

O que eu estou querendo explicar é que há assuntos que levantamos para discussão que Jesus nunca levantaria. Por exemplo:

Qual é a verdade acerca do Elias que havia de vir?

E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido. Lucas 9:7

E quando questionado sobre o assunto...

E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado. Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito. Marcos 9:12-13

outro texto:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista. Mateus 17:11-13

Jesus disse que "Elias" veio?

Jesus disse que "Elias" restaurou todas as coisas?

Jesus disse que o Elias que havia de vir era uma profecia não literal?

Jesus disse que na profecia de Malaquias (profeta) o "Elias" que havia de vir era uma figura de alguém?

Jesus disse que o Elias que havia de vir era João Batista?

Resumindo:

Os assuntos que levantamos para discussão, como bem fizeram os discípulos, não tiveram de Jesus nenhuma resposta conclusiva, porém o que Jesus disse deu a entender que poderia se tratar de João.

Voltando ao que estou tentando explicar: O que Jesus fala como fato e verdade, ou o que Ele diz acerca de si mesmo é tudo verdade. Já o que fica subtendido, ou o que interpretamos do que está sendo dito, as questões da Lei (como discussão já existentes entre os fariseus e saduceus) e até mesmo as questões das sombras do AT, tudo é relativo.

Verdade é o que Jesus diz como fato e não há o que interpretarmos.

Alguns dos apóstolos que escreveram, acabaram interpretando algumas coisas que Jesus nunca disse como afirmação da verdade, e por isso muitas discussões vem sendo travadas até hoje por conta destes "assuntos" que Jesus nunca levantou! Um exemplo clássico: o cabelo da mulher! Quando foi que Jesus fez menção a este assunto? Nunca. Então não é uma verdade absoluta!

Outro exemplo:  As Leis! Jesus relativizou alguns mandamentos que para aqueles que guardavam e ensinavam na época se caracterizava como transgressão: Exemplo: Violação do sábado! Na interpretação judaica Jesus transgrediu a guarda do sábado, e de fato ele transgrediu mesmo, segundo o "assunto" que se discutia na época! De conformidade com o que se interpretava da Lei Jesus se tornou um transgressor da Lei. Pegou em leproso, incentivou a tocar em cadáveres, entrou em cemitérios, discutiu com criadores de porcos... Jesus relativizou o "assunto" da Lei!

A verdade absoluta é que o Jesus afirma, sendo ela escritura ou não, sendo ela de conformidade da Lei ou não, e o resto tudo que está na escritura que Jesus não se refere é relativo! Por que?

Não é a Lei, nem os profetas, é Jesus! A Lei e os profetas são simbolizados por Moisés e Elias no monte da transfiguração para nos fazer entender (verdade relativa) que tudo se encerra com o evento da Cruz! Quando digo está "encerrado" não falo que está abolido, mas que na Cruz tudo está cumprido, realizado, consumado, feito, satisfeito e não há mais condenação para aquele que transgride a Lei, porque toda transgressão da Lei que exigia condenação foi feita em Jesus:

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:14-17

Não há mais condenação para a violação (transgressão) de quaisquer "assuntos" que se queira discutir acerca da Lei!

Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Romanos 14:1-5

Eu não posso discutir, (pela cruz estes assuntos estão encerrados), o que comer ou não comer, nem que dia da semana tem que ser guardado ou não. Quem assim o faz transgride Evangelho de Cristo. Não somos judeus para discutir assuntos da Lei, somos pessoas que foram condenadas pela Cruz de Cristo à ressurreição dos mortos! Estou condenado a vida eterna!

Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Romanos 14:6-10

Discutir se é absoluto ou se é relativo é uma questão nossa, nunca de Jesus!
rasabino
rasabino

Mensagens : 215
Data de inscrição : 18/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por Gilson Paiva Ter Nov 19, 2013 4:51 am

Querido....

Por ter uma mente muito rica e por ser muito culto talvez não consiga focar um foco de vez ..Risos.....

Não estou especificando assuntos mas apenas investigando como comprovar a verdade de cada assunto....
Espero que responda se quiser diretamente as perguntas.....
Existe ou não uma verdade absoluta para cada assunto ou eu tenho que acreditar que tudo que ouço é verdade mesmo que as ideias sejam contrárias ?
Lembra quando disse que precisamos gerenciar os termos e expressões ?
Não estou discutindo sobre como Jesus define a verdade mas como devemos fazer para comprovar a verdade de tudo que ouvimos ...
Tudo que ouvimos e lemos é verdade ou temos que filtrar ?
Espero que desta vez eu tenha trabalhado bem o foco...
Deus te abençoe querido !

Gilson Paiva

Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por rasabino Ter Nov 19, 2013 8:52 am

Gilson Paiva escreveu:Querido....

Por ter uma mente muito rica e por ser muito culto talvez não consiga focar um foco de vez ..Risos.....

Não estou especificando assuntos mas apenas investigando como comprovar a verdade de cada assunto....
Espero que responda se quiser diretamente as perguntas.....
Existe ou não uma verdade absoluta para cada assunto ou eu tenho que acreditar que tudo que ouço é verdade mesmo que as ideias sejam contrárias ?
Lembra quando disse que precisamos gerenciar os termos e expressões ?
Não estou discutindo sobre como Jesus define a verdade mas como devemos fazer para comprovar a verdade de tudo que ouvimos ...
Tudo que ouvimos e lemos é verdade ou temos que filtrar ?
Espero que desta vez eu tenha trabalhado bem o foco...
Deus te abençoe querido !
 
Tudo que eu ouço de Jesus, vindo dEle para mim é verdade absoluta. Tudo que eu ouço como interpretação de um homem, vindo deste homem para mim eu tenho que filtrar.

Quando estou diante do Evangelho, ouvindo Jesus nos Evangelhos, atentando para tudo que Ele faz, e eu discirno nEle como eu devo ser, isto é a verdade absoluta dEle. Quando eu olho para os discípulos, e suas reações em ouvir a Jesus, suas fraquezas, seus questionamentos, suas interpretações, se torna a minha verdade absoluta!

Todo assunto que Jesus traz para ser refletido e internalizado é verdade absoluta. Tudo que é periférico, não é Jesus quem traz a questão então nós temos verdades relativas.

É assim que entendi o teu dilema. Se isto não atendeu seus anseios, por favor, queira nos dar exemplos para que possamos nos entender melhor!
rasabino
rasabino

Mensagens : 215
Data de inscrição : 18/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por Jardim Regado Qua Nov 20, 2013 10:32 am

Os conceitos são relativos à alguma coisa.
Só Jesus e o Evangelho não podem ser relativizados, porque todas as coisas são Dele, feitas por Ele e para Ele.
Jesus é a Verdade, assim como tudo o que ensina.
Jardim Regado
Jardim Regado

Mensagens : 223
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 52
Localização : Belo Horizonte

http://janetecardoso.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por Gilson Paiva Sáb Nov 23, 2013 12:47 pm

Tanto o irmão Roberto quanto a jardim regado foram esclarecedores em tuas postagens....
Tudo isso me leva a dizer que como foi uma benção encontrar este fórum...
Deus os abençoem e continue usando-os para meu crescimento espiritual em Cristo !


Gilson Paiva

Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ? Empty Re: Existe uma verdade absoluta para cada assunto ou a verdade é relativa em todos os assuntos ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos