O Evangelho Vive
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Palavras-chaves

Últimos assuntos
» POR QUE AS PESSOAS ABANDONAM A “IGREJA”
"Si mesmo" X "Eu" EmptyTer Jan 20, 2015 1:28 pm por Jardim Regado

» Para que são os "sinais"?
"Si mesmo" X "Eu" EmptySeg Out 27, 2014 8:03 pm por Jardim Regado

» Fórum - Transformando "igrejados" em "desigrejados"
"Si mesmo" X "Eu" EmptySeg Jul 28, 2014 5:29 pm por rasabino

» O Evangelho Vive #25
"Si mesmo" X "Eu" EmptyQua Jun 11, 2014 5:00 pm por Jardim Regado

» Desabafo 3
"Si mesmo" X "Eu" EmptySex maio 16, 2014 7:48 pm por rasabino

» Desabafo 2
"Si mesmo" X "Eu" EmptySex maio 16, 2014 7:47 pm por rasabino

» Desabafo 1
"Si mesmo" X "Eu" EmptySex maio 16, 2014 7:46 pm por rasabino

» O Evangelho Vive #24
"Si mesmo" X "Eu" EmptyTer Abr 22, 2014 9:10 pm por rasabino

» O Evangelho Vive #23
"Si mesmo" X "Eu" EmptyTer Abr 22, 2014 4:41 pm por rasabino

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


"Si mesmo" X "Eu"

2 participantes

Ir para baixo

"Si mesmo" X "Eu" Empty "Si mesmo" X "Eu"

Mensagem por SE7MUS Qua Ago 21, 2013 10:41 am

Entendemos primeiro o "Si mesmo":
Nasce uma criança desprovida de conhecimento, sem consciência do seu Eu. Nascendo a criança, a primeira coisa que ela percebe é ela mesma; a primeira coisa percebe é o outro - é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os outros, os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz cheira o exterior. Todos esses sentidos abrem-se para fora. Isto significa vir a esse mundo: o mundo exterior. Assim, ela nasce nesse mundo. Ela abre os olhos e vê os outros. O outro significa o tu.

Ela primeiro nota a mãe. Então, pouco a pouco, ela se torna consciente de seu próprio corpo. Esse também é o 'outro', também pertence ao mundo. Na fome, ela sente o corpo; quando satisfeita, ela esquece o corpo. É dessa maneira que a criança cresce. Primeiro ela se torna consciente do você, do tu, do outro, e então, pouco a pouco, contrastando com você, com tu, ela se torna consciente de si mesma. Essa consciência é uma consciência refletida. Ela não está consciente de quem ela é. Ela está simplesmente consciente da mãe e do que ela pensa a seu respeito. Se a mãe sorri, se a mãe aprecia a criança, se diz 'você é bonita', se ela a abraça e a beija, a criança sente-se bem a respeito de si mesma. Assim, um "Si mesmo" começa a nascer.

Através da apreciação, do amor, do cuidado, ela sente que é ela boa, ela sente que tem valor, ela sente que tem importância. Um apoio no "Si mesmo" está nascendo. Mas esse apoio é um apoio refletido. Ele não é o EU (ser verdadeiro). A criança não sabe quem ela é; ela simplesmente sabe o que os outros pensa a seu respeito.

E esse é o "Si mesmo": o reflexo, aquilo que os outros pensam. Se ninguém pensa que ela tem alguma utilidade, se ninguém a aprecia, se ninguém lhe sorri, então, também, um "Si mesmo" nasce - um "Si mesmo" doente, triste, rejeitado, como uma ferida, sentindo-se inferior, sem valor. Isso também é um "Si Mesmo" (SM). Isso também é um reflexo.

Primeiro a mãe. A mãe, no início, significa o mundo. Depois os outros se juntarão à mãe, e o mundo irá crescendo. E quanto mais o mundo cresce, mais complexo o "SM" se torna, porque muitas opiniões dos outros são refletidas. O "SM" é um fenômeno cumulativo, um subproduto do viver com os outros. Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver um "SM". Mas isso não vai ajudar. Ela permanecerá como um animal. Isso não significa que ela virá a conhecer o seu verdadeiro Eu, não.

O verdadeiro só pode ser conhecido através do falso, portanto, o "Si Mesmo" (SM) é uma necessidade. Temos que passar por ele. Ele é uma disciplina. O verdadeiro só pode ser conhecido através da ilusão. Você não pode conhecer a verdade diretamente. Primeiro você tem que conhecer aquilo que não é verdadeiro. Primeiro você tem que encontrar o falso. Através desse encontro, você se torna capaz de conhecer a verdade. Se você conhece o falso como falso, a verdade nascerá em você.

O "Si Mesmo" é uma necessidade; é uma necessidade social, é um subproduto social. A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo aquilo que o rodeia. Tudo, menos você, é a sociedade. E todos refletem. Você irá à escola e o professor refletirá quem você é. Você fará amizade com as outras crianças e elas refletirão quem você é. Pouco a pouco, todos estarão adicionando algo ao seu "Si Mesmo", e todos estarão tentando modificá-lo, de modo que você não se torne um problema para a sociedade.

Eles não estão interessados em você. Eles estão interessados na sociedade. A sociedade está interessada nela mesma, e é assim que deveria ser. Eles não estão interessados no fato de que você deveria se tornar um conhecedor do seu EU. Interessa-lhes que você se torne uma peça eficiente no mecanismo da sociedade. Você deveria ajustar-se ao padrão. Assim, estão interessados em dar-lhe um "Si Mesmo" que se ajuste à sociedade. Ensinam-lhe a moralidade. Moralidade significa dar-lhe um "Si mesmo" que se ajuste à sociedade. Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugar ou outro...

Moralidade significa simplesmente que você deve se ajustar à sociedade. Se a sociedade estiver em guerra, a moralidade muda. Se a sociedade estiver em paz, existe uma moralidade diferente. A moralidade é uma política social. É diplomacia. E toda criança deve ser educada de tal forma que ela se ajuste à sociedade; e isso é tudo, porque a sociedade está interessada em membros eficientes. A sociedade não está interessada no fato de que você deveria chegar ao auto-conhecimento (do Eu).

A sociedade cria um "Si Mesmo" porque o "Si Mesmo" pode ser controlado e manipulado. O Eu nunca pode ser controlado e manipulado. Nunca se ouviu dizer que a sociedade estivesse controlando o Eu - não é possível. E a criança necessita de um centro; a criança está absolutamente inconsciente de seu próprio centro. A sociedade lhe dá um centro e a criança pouco a pouco fica convencida de que esse é o seu centro, o "Si mesmo" dado pela sociedade.

O "SM" está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que o aprecie. E é por isso que você está continuamente pedindo atenção. Você obtém dos outros a idéia de quem você é. Não é uma experiência direta. É dos outros que você obtém a idéia de quem você é. Eles modelam o seu centro. Mas esse centro é falso, enquanto que o centro verdadeiro está dentro de você. O centro verdadeiro não é da conta de ninguém. Ninguém o modela. Você vem com ele. Você nasce com ele.

Assim, você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dado pela própria existência. Esse é o eu. E o outro centro, que é criado pela sociedade - o "Si mesmo". Esse é algo falso - é um grande truque. Através do "SM" a sociedade está controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira, porque somente assim a sociedade irá apreciá-lo. Você tem que caminhar de uma certa maneira; você tem que rir de uma certa maneira; você tem que seguir determinadas condutas, uma moralidade, um código. Somente assim a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu "SM" o ficará abalado. E quando o "SM" fica abalado, você já não sabe onde está, você já não sabe quem você é.

Assim, como Cristo diz que "sem Ele nada podemos fazer" significa que o nosso Eu-Ele está em nós. Eu sou um em Cristo, Cristo é um com o Pai: o Grande Eu Sou.

Somente Cristo pode nos apontar o nosso verdadeiro Eu.
SE7MUS

SE7MUS

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

"Si mesmo" X "Eu" Empty Re: "Si mesmo" X "Eu"

Mensagem por rasabino Sex Ago 23, 2013 9:03 pm

Perfeito! Só olhando para Jesus entendemos quem verdadeiramente somos, pois fomos feito a sua feitura:

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:10
rasabino
rasabino

Mensagens : 215
Data de inscrição : 18/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos